segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SARAVÁ!

Vamos saber um pouco do que durante séculos deturparam e discriminaram. O bom do pensamento UNIVERSALISTA é que estudamos para também compreender.

Do livro UMBANDA ESSA DESCONHECIDA - Roger Feraudy (universalista, cirurgião dentista, músico, escritor - in memorian).

Saravá! significa "Salve, irmão". A sua origem se perde no tempo, e esse termo tão atual, tão usado e abusado é uma simples corruptela (cópia). Vem da palavra Iaoava, utilizada nos cultos primitivos como sagrada.

Iaô - o eterno masculino. O Espírito Santo.
Ava - o eterno feminino e a sua união com Iaô representava o ato transcendente da manifestação. Assim Iaoava é o símbolo de Deus na natureza.

Depois de várias transformações culturais e miscigenação de cultos chegou-se a Chavváh e depois Saravá, que encerra em seu sentido oculto e místico não só uma fórmula de cumprimento e reconhecimento entre adeptos, mas um sentido altamente filosófico, metafísico e oculto do fenômeno do Universo Manifestado pelo Supremo Pai.

Os magos brancos das antigas religiões espiritualistas substituíram o "sinal da cruz" pela palavra-chave Iaoava (Saravá) e pelo tocar dos ombros, direito e esquerdo, querendo significar que somos real e transcendentalmente irmãos, pois procedemos todos do mesmo Espírito Santo (ombro direito) e da mesma Mãe (ombro esquerdo).

Como é bom saber e entender, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário