terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Universo em expansão

O Dia Nacional da Astronomia é comemorado nesta quarta-feira (2)

Lourenço Favari – Jornal Regional

Um tema que desperta o interesse de cientistas, pessoas comuns, astrônomos e cinéfilos é o mistério acerca do universo. Nesta quarta-feira (2) é comemorado o Dia Nacional da Astronomia, em função da data de nascimento do imperador do Brasil, Pedro II, pois ele era astrônomo amador.

Desse modo, a Sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, indicou a data e também conferiu a Pedro II, um grande incentivador da ciência astronômica, o título de patrono da Astronomia Brasileira.

Ciência que lida com a origem, evolução, composição, distância e movimentação dos corpos e matérias dispersos no universo, a Astronomia é muito antiga e existe desde as primeiras civilizações registradas. Desde 2000 a.C, os chineses já possuíam escolas de Astrologia, contribuindo para a evolução de sua Astronomia. Também os gregos, os egípcios, os muçulmanos, em épocas de poucos instrumentos, e de observação a olho nu, já utilizavam essa ciência.

No mundo de hoje, o que se pesquisa e comprova é saudado como contribuição para a humanidade, mas houve um tempo em que os homens eram condenados a morrer por causa de suas teorias. Entre esses, estavam alguns importantes astrônomos.

Caso bastante lembrado pelos pesquisadores é o de Galileu Galilei, que apontou a Teoria Heliocêntrica, ou seja, que o Sol é o centro do universo. Ele foi considerado herege segundo os preceitos da Igreja Católica. Contudo, séculos depois foi absolvido pelo Papa João Paulo II, que se desculpou pelos anos da inquisição.

ASTRONOMIA

Em entrevista ao JORNAL REGIONAL, o presidente do Grupo de Estudos Astronômicos de Rio Claro (Gearc), José Dirceu Nardone, e o vice presidente Fabrizzio Carlos Anunciatto Montezzo destacaram que a astronomia está muito presente na vida das pessoas em muitos equipamentos utilizados no cotidiano. Entre os exemplos estão o Marca-Passo, utilizado pela medicina, que foi criado a partir de pesquisas de comunicação no espaço; o Código de Barras, usado em quase todos os produtos comercializados, que foi criado para catalogar pequenas peças de equipamentos astronômicos; além de celulares e as telecomunicações em geral.

Para Nardone e Montezzo Galileu Galilei foi que realizou o início da revolução astronômica, juntamente com Keppler e Copérnico. Eles acreditam que Galilei representa o marco zero da astronomia moderna.

Sobre algumas indagações acerca dos movimentos cósmicos os observadores argumentaram que a cada 11 anos o Sol passa por uma atividade atribulada, ou seja, cheia de explosões, o que pode interferir nas telecomunicações do planeta Terra. Nardone esclarece que entre as atividades do universo a que mais preocupa é o trajeto do asteróide Apophis. Existem cálculos de que em 2029 ele passará perto da Terra e, mais perto ainda, em 2036. Acreditava-se que em 2036 ele passaria tão próximo do planeta que poderia colidir, entretanto um grupo de pesquisadores norte americanos afirmou, após pesquisas com equipamentos mais avançados, que não existirá colisão.

AS DESCOBERTAS

O presidente do Gearc destacou que a grande busca dos pesquisadores da área são os Exoplanetas, ou seja, planetas que ficam fora do sistema solar. Após o início dessa corrida interplanetária foram descobertos cerca de 400 Exoplanetas. Para os estudiosos rio-clarenses, a partir do momento em que os instrumentos de observação e pesquisa avançam pode-se descobrir muito mais, desse modo o universo está em constante expansão.

GEARC

Em comemoração ao Dia Nacional da Astronomia e para encerrar as atividades do Ano Internacional da Astronomia, será realizado no Centro Cultural Roberto Palmari em Rio Claro a “Exposição e Observação Astronômica”, hoje (28) e amanhã (29), das 14 às 22 horas. “O Gearc é um nó local da rede internacional”, disse o presidente da entidade sobre o evento.
Além da exposição de modelos de planetas em escala, serão exibidos modelos Terra-Sol-Lua, Globo Lunar, Globo Celeste e projeção de filmes e imagens astronômicas. O evento é gratuito e aberto à toda população.

O UNIVERSO NA TELONA

São muitas as produções cinematográficas que representam o universo na telona ou apresentam alguns conceitos físicos e químicos relacionados ao tema. O épico Guerra nas Estrelas, do diretor George Lucas ou 2001 Uma Odisséia no Espaço de Stanley Kubrick são apenas alguns dos exemplos que figuram na ganância do homem por respostas sobre o além terra.

Outra produção que arranca suspiros dos fãs e cultiva uma legião de seguidores é o clássico Star Trek (Jornada nas Estrelas) criado por Gene Roddenberry. A comerciaria Natália Silva é fã do seriado desde pequena e declarou que se identifica muito com o tema do universo. Ela conta que quando assiste a serie tem a impressão de já ter vivido sob aqueles conceitos.

“Acredito que o que acontece no filme acontece de verdade ou algum dia vai acontecer”, argumentou. Ela aponta a produção como uma das mais bem realizadas, e dá crédito a essa e outras produções o avanço indireto da ciência.

Natália, que não gosta de ser fotografada, diz que nunca suportou a presunção do Capitão Kirk. Ela declarou que seu personagem predileto da trama é o Capitão Spock, uma vez que é sempre ele quem resolve quase todos os problemas. “Spock é o ET mais inteligente que se tem notícia”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário